"Seja a mudança que você quer ver no mundo." - Mahatma Ghandi

A idéia deste blog surgiu a partir do contato com a realidade comum de diversos públicos: empresas, universidades, comunidades, etc. Depois de muito ouvir conceitos equivocados sobre o tema sustentabilidade, resolvi fazer a minha parte!

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domingo, 23 de janeiro de 2011

Educação do Homem Integral

Olá! Para a primeira postagem deste ano escolhi um tema que gosto muito e no qual pretendo me dedicar este ano, que é a Educação do Homem Integral. Mas, espera aí...você deve estar se perguntando: o que isto tem a ver com sustentabilidade? E eu respondo tuuudo, pois sustentabilidade é promovida (ou dificultada) por adivinhe quem? Pelo homem, então se nós seres humanos não estivermos devidamente “educados” adivinhe só o que promoveremos? A “insustentabilidade”...

Vamos começar com o que pensava Albert Einstein: A ciência é maravilhosa, mas ela não pode valorizar a vida do homem; o homem 100% científico pode ser 0% bom; 100% de instrução não é necessariamente 100% de educação, precisamente porque valores vêm de outra região.

Bem, então parece que existe uma diferença entre “Educação” e “Instrução”.

Huberto Rohden (filósofo e educador brasileiro) no seu livro “Educação do Homem Integral” diz que:
“A instrução tem por fim fornecer ao homem o conhecimento e o uso dos objetos necessários para a sua vida profissional. A educação tem por fim despertar e desenvolver no homem os valores da natureza humana; porquanto a natureza humana existe em cada indivíduo apenas em forma potencial, embrionária.”

Ainda, segundo Einstein: “A descobrimento das leis da natureza – a ciência – torna o homem erudito; mas não torna o homem bom. O homem bom é aquele que realiza os valores que estão dentro de sua consciência”. Assim: “O homem instruído é erudito. O homem educado é bom.”

Interessante, não?! Então isso significa que apenas transmitir conhecimentos científicos não significa educar. O que faz bastante sentido, pois o mesmo conhecimento pode ser utilizado para destruir o planeta (em busca de lucros imediatos) ou para viver de forma sustentável (ambiental, social e economicamente), depende da educação, da consciência da pessoa que está utilizando este conhecimento.

Na próxima postagem vamos ver sobre significado de “Homem Integral” e caminhos para esta “Educação”. Até breve!

Um comentário:

  1. Olá Ana Cristina
    Parabéns pelas suas colocações. Somente instrução não mudará muita coisa.
    Acredito que, mais que educação, precisamos mudar o nosso modelo cultural de consumo para o modelo da sustentabilidade. Até as pessoas educadas resistem a mudar hábitos arraigados na rotina diária como utilização de automóvel, fast food e excesso de trabalho. Pessoas educadas acham que tem uma vida sustentável porque doam R$ 20,00 por mês para a Fundação SOS Mata Atlântica ou Greenpeace ou vão às compras com a "ecobag" do Pão de Açúcar. E sabemos que a sustentabilidade deve estar em primeiro lugar, dentro de nós e de nossas casas.

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